Nesta parte você encontrará artigos acadêmicos da área de Música, publicados nas principais revistas brasileiras. Os critérios que eu utilizo por enquanto são:
- Todos os artigos, sem exceção, estão sob licença creative commons – atribuição CC BY 4.0 – e todos eles têm isso indicado originalmente.
Revista Per Musi
Per Musi é uma publicação do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG, de acesso livre, classificada com QUALIS A1 pela CAPES e indexada no SciELO.
Per Musi N. 42
- 01 – Danilo Bogo
Uma cor que desentorte o arco-íris - 03 – Rita de Cássia Mendes Pereira & Elisabete Tâmara Galvão dos Santos
Performance e sentido no DVD da Banda Quilombo do Rio das Rãs - 06 – Adonhiran Reis & Marcus Held
Os arcos barroco, de transição e moderno sob a égide positivista: uma discussão sobre o conceito de evolução tradicionalmente aplicado ao desenvolvimento do arco de violino - 07 – Pablo Soto Hurtado & Renato Serrano Muñoz
El cuaderno de Elena Badilla y las obras de Juan Guillermo Jara: Reflejos de la actividad musical y guitarrística en la ciudad de Talcahuano a inicios del siglo XX - 08 – Ana Claudia Trevisan Rosário & Daniela Zago Gonçalves da Cunda
Sub-representação feminina na música: reflexões, desafios, perspectivas de empoderamento e tutela de igualdade de gênero, sob análise legislativa, das políticas públicas e de ações nesse contexto - 09 – Luiz Costa-Lima Neto
O Ator-cantor-dançarino negro Martinho Corrêa Vasques (1822-1890): lundus, árias, vaudevilles e paródias no Império da escravidão - 10 – Artur Miranda Azzi & Rogério Vasconcelos Barbosa
Kurze Schatten II: procedimentos composicionais e princípios estéticos - 11 – Frederico Gonçalves Pedrosa, Frederico Duarte Garcia & Cybelle Maria Veiga Loureiro
Abordagem de tratamento musicoterapêutico em dependência química baseado no Modelo Transteórico de Mudança - 12 – Marcel Ramalho
Folkloric Nationalism and Essential Nationalism in José Siqueira’s Loanda and Maracatu: elements of the Maracatu tradition and interpretative suggestions - 13 – Johnson Joanesburg Anchieta Machado & Roberto Stepheson Anchiêta Machado
O estudo do choro como ferramenta e estímulo à aprendizagem musical - 14 – Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira, Alysson Mendes de Oliveira & Renan Colombo Simões
Cursos técnicos na área de música no Brasil: um mapeamento - 15 – Christiano Lima Galvão
Sutileza, intensificação e inventividade: análise musical da performance do baterista Nenê em “Maracatu” de Egberto Gismonti no álbum Sanfona (1981) - 16 – Marta Castello Branco
Sob as Musas, sobre a técnica: uma investigação de possíveis interfaces entre pós-humanismo e música - 17 – Ignacio Soto-Silva, Franco Millán, Javier Silva-Zurita & Myriam Núñez-Pertucé
El toque de trutruka como representación de la resistencia Mapuche en la música popular urbana de la Región de Los Lagos, Chile - 18 – Leonardo Vieira Feichas
‘Ciclo Artístico-Reflexivo de Dupla Checagem’ (CARDC): A proposição de uma ferramenta metodológica no campo da Investigação Artística - 19 – Samuel Robles
Tambor y Mejorana: Roque Cordero’s Rapsodia Panameña - 20 – Francisco Parente Ramos & António Ricardo Mira
Comunicação não-verbal em contexto de aula individual de violino
Revista Música Hodie
A REVISTA MÚSICA HODIE visa incentivar a produção científica e artística relacionada à Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente. Está presente em três indexadores internacionais e no Qualis Capes (A1). Além da seção tradicional de artigos científicos, Hodie traz as seções de Resenhas e a seção Outras Palavras que publica textos acadêmicos versando sobre Música e suas Interfaces com obrigatório rigor acadêmico podendo ser uma visão independente do autor.
- Caroline Caregnato & Rafael Dalalíbera Rauski
A realização de ditados melódicos em Percepção Musical: um levantamento de estratégias usadas no Brasil - Eduardo D’Urso Hebling & Jônatas Manzolli
Auto-Organização nos Manuais do Cinema Silencioso: o Músico como Agente Criativo e Informacional - Sofia Beatriz Ferreira da Silva & Luzia Aurora Valeiro de Sousa Rocha
Música e rádio na China Maoísta (1949-1976) - Alexandre Eleutério Rocha & Antenor Ferreira Corrêa
Rumble: uma música boa para brigar (e para pensar) - Anderson Toni & Rafael Prim Meurer & Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
A perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical - Elder Oliveira & Paula Corrêa Henning
Experiências acústicas na paisagem sonora escolar rural - Fabiola de Oliveira Fernandes Pinheiro & Fernando Crespo Corvisier
Considerações sobre a religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado - Humberto Amorim
Mathieu-André Reichert (1830-1880) e as Transitividades de uma “Flauta Mágica” no Brasil Oitocentista - Marco Brescia
Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX): organologia versus filologia musical - Pedro Henrique Martins
Consumo e experiência estética: duas escutas a partir de Kid A, do Radiohead - Adriana Akemi Kikuchi Calzavara & Paula Mariza Zedu Alliprandini
Autorregulação e Autoeficácia na Construção da Performance ao Piano - Celso Luiz Barrufi dos Santos Júnior & Regina Antunes Teixeira dos Santos
Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti - José Reinaldo Felipe Martins Filho & Gustavo Augusto da Silva
Dmitri Shostakovich: Elementos identitários e a temática do mal no allegretto da sétima sinfonia, op. 60 – Leningrado - Aline Moreira Brandão André & Cristiano Mauro Assis Gomes & Cybelle Maria Veiga Loureiro
Confiabilidade Inter-examinadores da “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento” para validação no contexto brasileiro
Música Popular em Revista
O objetivo desta publicação é constituir um espaço destinado a estimular o debate intelectual e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que elegem a música popular como objeto de estudo. Pretende-se contribuir através da publicação de textos de caráter científico com sólida fundamentação teórico-metodológica para a consolidação de um novo campo acadêmico, de cunho interdisciplinar, que vem se formando desde meados do século passado, cuja finalidade é aprofundar a investigação sobre a música popular.
A revista Música Popular em Revista surgiu em 2012 como veículo para socializar a produção deste grupo bem como aglutinar e disseminar trabalhos de pesquisadores externos neste campo do conhecimento e em áreas afins.
Estrato Qualis (Período 2013-2016)
- CLIFF KORMAN & FABIANO ARAÚJO COSTA
Contemplando a preparação para o imprevisível: notas sobre improvisação - ESDRAS GARCIA PEREIRA & LEANDRO BARSALINI
Áudio-arte de estúdio, música montável e discursividade — proposições para se pensar a sonoridade de um disco - URBANO LEMOS JR. & VICENTE GOSCIOLA
A canção popular, a pesquisa folclórica e o legado preservacionista — Elsie Houston e o documentário sonoro - AMANDA PEDROSA DE MATOS
“Abrir as janelas e deixar o Brasil entrar”: o regional e universal nos álbuns Orquestra popular de câmara e Danças, jogos e canções.
Revista Música em Contexto
A primeira coisa que se vê no site da revista é a seguinte mensagem:
Lamentável.
Foco e Escopo
A Revista MÚSICA EM CONTEXTO foi uma publicação inicialmente impressa e, posteriormente, somente online, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília, que teve como objetivo divulgar trabalhos inéditos de caráter científico na área de música, dirigidos ao desenvolvimento prático-teórico do saber musical. Os artigos tinha como orientação a visão de música como um fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo às suas discussões conceituais sob ótica contextualizada e atualizada.
A Revista MÚSICA EM CONTEXTO aceitava textos nos idiomas português, espanhol ou inglês.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos submetidos à publicação da Revista MÚSICA EM CONTEXTO eram, inicialmente, avaliados pela Comissão Editorial, que examinava a adequação do trabalho às Normas Técnicas da Revista; cada trabalho era, a seguir, analisado por dois pareceristas, que desenvolvam trabalhos similares aos propostos, que levavam em conta os critérios estabelecidos nas diretrizes de avaliação (ver seção).
A revista operou com o sistema de avaliação cega por pares (peer-blind review). Os trabalhos submetidos eram avaliados por pelo menos 2 pareceristas, membros do Conselho Editorial de âmbito internacional.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.
Histórico da Revista
A Revista MÚSICA EM CONTEXTO foi criada em 2006 como publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB.
O primeiro volume foi publicado em 2007 sob a coordenação da Profa. Beatriz Magalhães Castro (Coordenadora 2004-2007). A partir de 2011 a “Música em Contexto” adotou o regime de co-edição com a participação de co-editores convidados sob a supervisão da Profa. Beatriz Magalhães Castro, Editora-chefe da revista.
Os artigos e trabalhos refletem não somente a produção intelectual vinculada do programa como também atividades nele desenvolvidas. Estas incluem as Conferências e Workshops como também resultados de eventos e iniciativas do programa, entre outros.
Este último possibilitou a criação de uma seção específica, inédita no país, dedicada a homenagens póstumas a pesquisadores e artistas na área da música, focando suas contribuições específicas à área.
Em 2015 as publicações passaram a ser somente online em PDF. Em dezembro de 2019 a revista publicou seu último número.
Ficha Catalográfica
Música em contexto: revista do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília. – ano 1, v. 1 (ago. 2007) -. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2007 -.
Anual
ISSN:1980-5802
1. Música – Periódicos. I. Universidade de Brasília. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação Música em Contexto.
CDU 78(05)
Agradecimentos
Agradece-se ao apoio da Direção da BCE e Vice-Direção e equipe da BCE no desenvolvimento do Portal UnB na plataforma SEER.