Artigos Musicais9 minutos de leitura

Nesta parte você encontrará artigos acadêmicos da área de Música, publicados nas principais revistas brasileiras. Os critérios que eu utilizo por enquanto são:

Revista Per Musi

Per Musi é uma publicação do Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFMG, de acesso livre, classificada com QUALIS A1 pela CAPES e indexada no SciELO.

Per Musi N. 42

Revista Música Hodie

A REVISTA MÚSICA HODIE visa incentivar a produção científica e artística relacionada à Performance Musical e suas Interfaces, Composição e Novas Tecnologias, Educação Musical, Música e Interdisciplinaridade, Musicoterapia, Linguagem Sonora e Intersemiose, Musicologia, concentrando-se na produção musical mais recente. Está presente em três indexadores internacionais e no Qualis Capes (A1). Além da seção tradicional de artigos científicos, Hodie traz as seções de Resenhas e a seção Outras Palavras que publica textos acadêmicos versando sobre Música e suas Interfaces com obrigatório rigor acadêmico podendo ser uma visão independente do autor.

  1. Caroline Caregnato & Rafael Dalalíbera Rauski
    A realização de ditados melódicos em Percepção Musical: um levantamento de estratégias usadas no Brasil
  2. Eduardo D’Urso Hebling & Jônatas Manzolli
    Auto-Organização nos Manuais do Cinema Silencioso: o Músico como Agente Criativo e Informacional
  3. Sofia Beatriz Ferreira da Silva & Luzia Aurora Valeiro de Sousa Rocha
    Música e rádio na China Maoísta (1949-1976)
  4. Alexandre Eleutério Rocha & Antenor Ferreira Corrêa
    Rumble: uma música boa para brigar (e para pensar)
  5. Anderson Toni & Rafael Prim Meurer & Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
    A perspectiva enativa como uma possibilidade de fundamentação para práticas na educação musical
  6. Elder Oliveira & Paula Corrêa Henning
    Experiências acústicas na paisagem sonora escolar rural
  7. Fabiola de Oliveira Fernandes Pinheiro & Fernando Crespo Corvisier
    Considerações sobre a religiosidade católica na música para piano de Almeida Prado
  8. Humberto Amorim
    Mathieu-André Reichert (1830-1880) e as Transitividades de uma “Flauta Mágica” no Brasil Oitocentista
  9. Marco Brescia
    Aspectos práticos acerca da interpretação da “Sonata p.a Órgão” em Dó Maior de Arouca (começo do séc. XIX): organologia versus filologia musical
  10. Pedro Henrique Martins
    Consumo e experiência estética: duas escutas a partir de Kid A, do Radiohead
  11. Adriana Akemi Kikuchi Calzavara & Paula Mariza Zedu Alliprandini
    Autorregulação e Autoeficácia na Construção da Performance ao Piano
  12. Celso Luiz Barrufi dos Santos Júnior & Regina Antunes Teixeira dos Santos
    Reflexões sobre a autonomia de estudantes de graduação em piano nos estágios iniciais de preparação da Sonata K. 271 de D. Scarlatti
  13. José Reinaldo Felipe Martins Filho & Gustavo Augusto da Silva
    Dmitri Shostakovich: Elementos identitários e a temática do mal no allegretto da sétima sinfonia, op. 60 – Leningrado
  14. Aline Moreira Brandão André & Cristiano Mauro Assis Gomes & Cybelle Maria Veiga Loureiro
    Confiabilidade Inter-examinadores da “Escala de Musicabilidade: Formas de Atividade, Estágios e Qualidades de Engajamento” para validação no contexto brasileiro

Música Popular em Revista

O objetivo desta publicação é constituir um espaço destinado a estimular o debate intelectual e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diversas áreas do conhecimento que elegem a música popular como objeto de estudo. Pretende-se contribuir através da publicação de textos de caráter científico com sólida fundamentação teórico-metodológica para a consolidação de um novo campo acadêmico, de cunho interdisciplinar, que vem se formando desde meados do século passado, cuja finalidade é aprofundar a investigação sobre a música popular.

A revista Música Popular em Revista surgiu em 2012 como veículo para socializar a produção deste grupo bem como aglutinar e disseminar trabalhos de pesquisadores externos neste campo do conhecimento e em áreas afins.

Estrato Qualis (Período 2013-2016)
  1. CLIFF KORMAN & FABIANO ARAÚJO COSTA
    Contemplando a preparação para o imprevisível: notas sobre improvisação
  2. ESDRAS GARCIA PEREIRA & LEANDRO BARSALINI
    Áudio-arte de estúdio, música montável e discursividade — proposições para se pensar a sonoridade de um disco
  3. URBANO LEMOS JR. & VICENTE GOSCIOLA
    A canção popular, a pesquisa folclórica e o legado preservacionista — Elsie Houston e o documentário sonoro
  4. AMANDA PEDROSA DE MATOS
    “Abrir as janelas e deixar o Brasil entrar”: o regional e universal nos álbuns Orquestra popular de câmara e Danças, jogos e canções.

Revista Música em Contexto

A primeira coisa que se vê no site da revista é a seguinte mensagem:

Informamos ao público em geral que essa revista foi desativada e não haverá publicação de novos números.

Lamentável.

Foco e Escopo

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO foi uma publicação inicialmente impressa e, posteriormente, somente online, do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília, que teve como objetivo divulgar trabalhos inéditos de caráter científico na área de música, dirigidos ao desenvolvimento prático-teórico do saber musical. Os artigos tinha como orientação a visão de música como um fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo às suas discussões conceituais sob ótica contextualizada e atualizada.

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO aceitava textos nos idiomas português, espanhol ou inglês.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos à  publicação da Revista MÚSICA EM CONTEXTO eram, inicialmente, avaliados pela Comissão Editorial, que examinava a adequação do trabalho às Normas Técnicas da Revista; cada trabalho era, a seguir, analisado por dois pareceristas, que desenvolvam trabalhos similares aos propostos, que levavam em conta os critérios estabelecidos nas diretrizes de avaliação (ver seção).

A revista operou com o sistema de avaliação cega por pares (peer-blind review). Os trabalhos submetidos eram avaliados por pelo menos 2 pareceristas, membros do Conselho Editorial de âmbito internacional.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

Histórico da Revista

A Revista MÚSICA EM CONTEXTO foi criada em 2006 como publicação científica do Programa de Pós-Graduação em Música da UnB.

O primeiro volume foi publicado em 2007 sob a coordenação da Profa. Beatriz Magalhães Castro (Coordenadora 2004-2007). A partir de 2011 a “Música em Contexto” adotou o regime de co-edição com a participação de co-editores convidados sob a supervisão da Profa. Beatriz Magalhães Castro, Editora-chefe da revista.

Os artigos e trabalhos refletem não somente a produção intelectual vinculada do programa como também atividades nele desenvolvidas. Estas incluem as Conferências e Workshops como também resultados de eventos e iniciativas do programa, entre outros.

Este último possibilitou a criação de uma seção específica, inédita no país, dedicada a homenagens póstumas a pesquisadores e artistas na área da música, focando suas contribuições específicas à área.

Em 2015 as publicações passaram a ser somente online em PDF. Em dezembro de 2019 a revista publicou seu último número.

Ficha Catalográfica

Música em contexto: revista do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da Universidade de Brasília. – ano 1, v. 1 (ago. 2007) -. Brasília: Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2007 -.

Anual
ISSN:1980-5802

1. Música – Periódicos. I. Universidade de Brasília. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação Música em Contexto.

CDU 78(05)

Agradecimentos

Agradece-se ao apoio da Direção da BCE e Vice-Direção e equipe da BCE no desenvolvimento do Portal UnB na plataforma SEER.

  1. Dramaturgia Musical Variações em Torno de sua Redefinição
    Marcus Mota
Rolar para cima