Artigos Filosóficos7 minutos de leitura

Nesta parte você encontrará artigos acadêmicos da área de Filosofia, publicados nas principais revistas brasileiras. Os critérios que eu utilizo por enquanto são:

  • Apenas artigos de revistas.
  • Todos os artigos, sem exceção, estão sob licença creative commons – atribuição CC BY 4.0 – e todos eles têm isso indicado originalmente.
  • Apenas artigos em Português.

Revista Griot

A Revista Griot foi fundada em 2009 pelos professores José João Neves Barbosa Vicente e Ronaldo Crispim Sena Barros. Seu primeiro número/volume foi publicado em julho de 2010. Até 2018, a revista publicou regularmente de forma semestral, a partir de 2019 começou a publicar de forma quadrimestral.

A Griot é classificada com QUALIS A1, e seu escopo é publicar pesquisas de doutorandos e doutores na área de filosofia e promover discussões e debates filosóficos de forma ampla, independentemente da linha e filiação filosóficas dos autores. Seu público-alvo são pesquisadores, estudantes e demais interessados nessa área de pesquisa e em suas discussões e debates.

Griot : Revista de Filosofia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

  1. Felipe Aquino de Cordova
    A FILOSOFIA E SEUS OUTROS – ENTUSIASMO E FANATISMO NOS SÉCULOS 17 E 18
  2. Raphaela Cândido Lacerda & Lara Rocha
    SOBRE AS PAIXÕES HUMANAS EM THOMAS HOBBES
  3. Ronaldo Manzi Filho
    ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE MERLEAU-PONTY À PEDAGOGIA
  4. Ana Rosa Luz
    BEM EGOLÓGICO E BEM COMUM: ENTRE ANTIGOS E HELÊNICOS
  5. Claudio Medeiros
    AS HETEROTOPIAS
  6. João Wilson Sobral Santos
    DE NINGUÉM A OUTREM: DIALÉTICA E MIMESE, JUDAÍSMO E HUMANISMO A PARTIR DE BLANCHOT E ADORNO
  7. Natanailtom de Santana Morador
    A MEDITATIO MORTIS MONTAIGNIANA: DE COMO FILOSOFAR É APRENDER A VIVER

Revista Veritas

Veritas é uma Revista de Filosofia da PUCRS é a primeira revista da instituição, criada em 1955. Inicialmente, era Revista da Universidade, tornando-se, com o passar do tempo, a Revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Atualmente, é a revista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, indexada nos principais sistemas, nas plataformas e bases de dados nacionais e internacionais. As publicações são disponibilizadas em fluxo contínuo e recebem colaborações na área de Filosofia, segundo a temática do respectivo número, e contribuições interdisciplinares.

A revista tem como escopo a publicação de pesquisas em Filosofia e em áreas interdisciplinares que contribuam para a reflexão contemporânea, bem como para o aperfeiçoamento do processo de pesquisa e a divulgação científica, tendo em vista a criação de redes de conhecimento entre instituições de pesquisa e comunidade acadêmica a serviço da sociedade.

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área principal: Filosofia
  • Qualis: A2 (conforme portaria DOU n°145)
  • Período: 2017-2020
  1. Seção Epistemologia & Filosofia da Linguagem
    Karl Heinz Efken & Fanuel Melo Paes Barreto
    Truques de Linguagem: implicatura e racionalidade em Paul Grice
  2. Seção Ética & Filosofia Política
    Juliana Ortegosa Aggio
    Práticas críticas de si: Foucault e Butler
  3. Seção Filosofia & Interdisciplinaridade
    Moysés Pinto Neto
    O cérebro imanente: introdução à neurofilosofia de Catherine Malabou

Revista Aufklärung

Aufklärung, revista de filosofia (Qualis B1, DOI 10.18012/ARF) tem foco na publicação de artigos na área de filosofia, ou que sejam relevantes para a pesquisa em filosofia. Tem como  objetivos: a) contribuir para a formação acadêmica de profissionais de filosofia [ensino e pesquisa] e áreas afins; b) contribuir para a efetivação de políticas da área de filosofia, ao propiciar a divulgação de resultados originados a partir de pesquisas filosóficas voltadas para a pós-graduação com base em princípios éticos tranparentes; e c) constituir-se como um espaço público para o debate entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Aufklärung oferece acesso livre e irrestrito aos usuáros, não necessitando de cadastro prévio para leituras dos conteúdos publicados. Ela é regida por uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

CLASSIFICAÇÃO CAPES/BRASIL
  • Área de classficação da Revista [Principal]: Filosofia [70100004 CAPES/CNPq]
  • Classificação 2013-2016: B1
  • Outras áreas: Favor consultar a Plataforma SUCUPIRA, seção QUALIS.

Esta Revista foi editada inteiramente com recursos próprios até a data de [Junho de 2017], com hospedagem disponibilizada pelo Servidor Central da UFPB.

  1. Daiane Martins Rocha
    BIOÉTICA DA INTERVENÇÃO E EPISTEMOLOGIA DECOLONIAL: OS SABERES DOS POVOS DA AMAZÔNIA NOS CUIDADOS À SAÚDE
  2. Fernando Danner & Nirlene Aparecida de Oliveira
    MICHEL FOUCAULT E AS PRISÕES NA MODERNIDADE: PUNIÇÃO, VIGILÂNCIA GENERALIZADA E CONTROLE SOCIAL
  3. Oneide Perius & Fábio Caires Correia & Rafael Furtado da Silva
    SOBRE O FANATISMO, OU, DO HOMEM COMO IDEOLOGIA DA DESUMANIZAÇÃO
  4. Leno Francisco Danner & Acsa Liliane Carvalho Brito Souza
    O DIREITO DEMOCRÁTICO COMO PERSPECTIVA ANTIFASCISTA , ANTITOTALITÁRIA , NÃO ­ FUNDAMENTALISTA E ANTIRRACISTA
  5. Nivaldo Junior de Matos Rangel & Paulo Roberto Konzen
    A AUTONOMIA NA OBRA CONTRATO SOCIAL DE ROUSSEAU
  6. Gabriel Almeida Assumpção & Daniel Rodrigues da Costa
    DA TEORIA DA TRINDADE DE AGOSTINHO À DE HEGEL (tradução)

Revista Kriterion

A revista Kriterion é uma publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947, sendo a revista mais antiga do país na área de filosofia. A Kriterion tem a missão de publicar trabalhos filosóficos originais e de excelência. A revista somente publica artigos de Doutores e Doutorandos. Ela está classificada como A1 pelo comitê QUALIS/CAPES de periódicos.

  1. Nélio Conceição
    AGARRAR O DIA: CORPO, HISTÓRIA E PRESENÇA DE ESPÍRITO EM WALTER BENJAMIN
  2. Raoni Wohnrath Arroyo & Jonas R. Becker Arenhart
    A (META)METAFÍSICA DA CIÊNCIA: O CASO DA MECÂNICA QUÂNTICA NÃO RELATIVISTA
  3. Virginia Helena Ferreira da Costa
    QUESTIONAMENTOS BUTLERIANOS AO CONSTRUTIVISMO DISCURSIVO: UMA PROBLEMÁTICA EPISTEMOLÓGICA DO CORPO NA PSICANÁLISE

Revista Dissertatio

A Revista Dissertatio de Filosofia, na sua versão impressa, foi criada em julho de 1995, respondendo à preocupação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas no que concerne à pesquisa e à produção filosófica.

Depois de 13 anos, a versão impressa está consolidada, tanto em termos de sua periodicidade semestral, quanto à consistência das contribuições dos professores/pesquisadores do Brasil e do exterior, bem como no que se refere à qualidade de seu Conselho Editorial e de seus consultores ad hoc.

Na sua versão on-line, a Revista Dissertatio de Filosofia, agora também vinculada ao Mestrado em Filosofia da UFPel, procura atender às demandas inerentes às novas tecnologias de informação, ao mesmo tempo em que busca preservar a seriedade acadêmica presente na versão impressa, seriedade que pode ser atestada pelas inúmeras contribuições recebidas de pesquisadores de relevantes Instituições do Brasil, da América Latina e da Europa.

A Revista Dissertatio de Filosofia, dentro de sua política editorial, publicará artigos, notas críticas e resenhas, que deverão se pautar por seu ineditismo, originalidade, qualidade e rigor do ponto de vista da argumentação e da análise conceitual.

  1. CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTATUTO DOS CURSOS NO CORPUS BERGSONIANO
    Henrique Fróes & Evaldo Sampaio
  2. TEMPORALIDADE E METAFÍSICA EM MATÉRIA E MEMÓRIA, DE HENRI BERGSON
    Heliakim Marques Trevisan
  3. TOMÁS DE AQUINO E JOHN FINNIS: DA TRADIÇÃO À NOVA ESCOLA DA LEI NATURAL
    Camila Ezídio
Rolar para cima