Tonalidades das Sonatas de Piano de Beethoven4 minutos de leitura

Neste artigo fiz uma análise das tonalidades das sonatas para piano de Beethoven. Bem como no artigo sobre as tonalidades das sinfonias de Mozart e do outro sobre as de Haydn. De acordo com o que já foi colocado nesses dois artigos, as obras de Mozart temos a catalogação com o prefixo “K”, ou “KV” e, em Haydn, temos o prefixo “Hob”. Porém, em Beethoven, temos a numeração por “Opus” e as que não estão numeradas por opus (“obra” em latim), recebem a catalogação WoO (Werke ohne Opuszahl – trabalhos sem numeração de opus). Por fim, todas as sonatas para piano dele estão numeradas por Opus.

Gráfico 1

Neste primeiro gráfico temos as tonalidades das 32 sonatas para piano de Beethoven. No eixo X está indicada a armadura correspondente à tonalidade da sonata em questão. Já no eixo Y está indicado o número da sonata. A linha do meio (Escala Natural) — indicada em azul e pontilhada — é a armadura de Dó maior / Lá menor, que não possui sustenidos ou bemóis. Acima estão as armaduras sustenizadas (G, D, A, etc.), e abaixo estão as armaduras bemolizadas (F, Bb, Eb, etc.). À direita e acima temos uma legenda onde podemos ver quando determinada tonalidade é maior ou menor. As tonalidades maiores estão em preto e as menores em vermelho.

Gráfico 2

Um gráfico simples para mostrar o número de Sonatas por Tonalidade.

Gráfico 3

No terceiro gráfico, temos uma porcentagem de cada tonalidade de todas as sonatas para piano de Beethoven.

Gráfico 4

No gráfico 4 temos a armadura das tonalidades apresentadas no gráfico 3.

Gráfico 5

O gráfico 5 é derivado do 4. Ele também demonstra a porcentagem das armaduras de cada sonata, mas não de cada tonalidade. Isto é, tonalidades como Cm e Eb, que possuem a mesma armadura, foram juntadas.

Gráfico 6

Neste gráfico, temos a porcentagem das escalas bemolizadas, sustenizadas e naturais; utilizadas por Beethoven em suas sonatas para piano. Enquanto as sinfonias de Mozart e de Haydn possuem a maioria delas em tonalidades sustenizadas (48,78% e 45,1%, respectivamente), as sonatas para piano de Beethoven, por outro lado, são compostas, em sua maioria, por escalas bemolizadas.

Gráfico 7

No gráfico 7, podemos acompanhar a porcentagem de escalas maiores e menores nas sonatas de Beethoven. Em comparação às sinfonias de Haydn e Mozart, há uma mudança significativa, pois em Mozart temos apenas 4,88% de sinfonias em escalas menores e, em Haydn um pouco mais, 10,58%. Em contrapartida, mais de 1/4 das sonatas de Beethoven estão em tonalidade menor. Apesar da maioria ainda estar em tonalidade maior, é uma mudança significativa, com quase três vezes a porcentagem de Haydn, e quase seis vezes a de Mozart.

Nesse detalhe é possível compreender um pouco melhor o porquê da música de Beethoven ser, no geral, mais densa e dramática do que a de Mozart e Haydn.

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