Neste artigo fiz uma análise das tonalidades das sinfonias de Haydn. A exemplo do artigo sobre as tonalidades das sinfonias de Mozart. Assim como nas obras de Mozart temos a catalogação com o prefixo “K”, ou “KV” antes do número da obra, em Haydn, temos o prefixo “Hob” seguido de um número romano. O número romano diz respeito ao tipo de composição, por exemplo, quartetos de cordas é “Hob.III” e trios de cordas é “Hob.V”. A sigla para as sinfonias de Haydn é “Hob.I” e isso já demonstra a importância da sinfonia na obra de Haydn, assim como a de Haydn para as sinfonias.
Gráfico 1
No primeiro gráfico temos as tonalidades das 104 sinfonias de Haydn. No eixo X está indicada a armadura correspondente à tonalidade da sinfonia em questão. Já no eixo Y, está indicado o número da sinfonia. A linha do meio (Escala Natural) — indicada em azul e pontilhada — é a armadura de Dó maior / Lá menor, que não possui sustenidos ou bemóis. Acima estão as armaduras sustenizadas (G, D, A, etc.), e abaixo estão as armaduras bemolizadas (F, Bb, Eb, etc.). À direita e acima, temos uma legenda onde podemos ver quando determinada tonalidade é maior ou menor.
Gráfico 2
No segundo gráfico, temos uma porcentagem das tonalidades de todas as sinfonias de Haydn. É interessante notar que, assim como Mozart, quase 1/4 das sinfonias dele são em Ré maior.
Gráfico 3
O terceiro gráfico deriva do segundo. Nele, eu apresento cada tonalidade e sua relativa (caso tenha sinfonias nas duas tonalidades). Ré maior, Dó maior, Mi maior, Fá menor e Si maior não apresentam sinfonias nas tonalidades relativas (Bm, Am, C#m, Ab, G#m). Já as outras foram agrupadas.
Gráfico 4
O quarto gráfico nos mostra o equilíbrio entre três tipos de escalas:
- Escala Natural: São as escalas que não têm acidentes na armadura e são apenas duas, Dó maior e Lá menor.
- Escalas Sustenizadas: São as escalas com sustenidos na armadura. Estão nesse grupo as escalas de Sol maior, Ré maior, Lá maior, Mi maior, Si maior, Fá# maior e suas respectivas relativas menores.
- Escalas bemolizadas: São as escalas com bemóis na armadura. Estão nesse grupo as escalas de Fá maior, Si bemol maior, Mi bemol maior, Lá bemol maior, Ré bemol maior, Sol bemol maior e suas respectivas relativas menores.
Sendo que existem 24 tonalidades ao todo (12 maiores e 12 menores), temos então 2 tonalidades com armadura natural, 12 tonalidades com armadura sustenizada e 12 tonalidades com armadura bemolizada. Ao todo, essa soma dá 26, mas isso se explica facilmente. A escala de Fá# maior possui 6 sustenidos na armadura, enquanto a de Sol bemol maior (que, enarmonicamente, é a mesma escala) possui 6 bemóis. Qualquer uma pode ser usada, e a escolha vai do contexto, das variações harmônicas que a peça exige. A questão é que das 12 escalas sustenizadas e 12 bemolizadas, 2 são enarmonicamente iguais. Temos, ao fim disso, 24 tonalidades.
Comentários sobre as sinfonias em Dó maior
As tonalidades naturais (C e Am) representam 8,33% das 24 tonalidades apresentadas. Dó maior representa 4,16% e Lá menor também. Como podemos ver, a porcentagem de sinfonias nas armaduras sem acidentes são mais do que o dobro (19,61%). Ainda é preciso considerar que todas estão em Dó maior. Isso seria mais de 4 vezes mais do que um equilíbrio perfeito que existe no Cravo bem Temperado, por exemplo.
Considerando que temos 15, das 24 tonalidades, nas sinfonias de Haydn, o equilíbrio entre a escala de Dó maior, e as outras escalas, aumenta por um lado e diminui por outro. Partindo das 15 tonalidades totais, cada uma representa uma fatia de 6,67%, número mais distante dos 19,61%, do que os 8,33% (escalas de Dó maior e Lá menor), mas mais próximo que os 4,16% (somente escala de Dó maior), anteriores.
Como Haydn não compôs sinfonias em Lá menor, dá para se dizer que há um equilíbrio entre todas as tonalidades das sinfonias dele (excluindo as tonalidades que não possuem sinfonias), um pouco maior (aumenta de 4,16% para 6,67%).
Esses números acabam sendo meios óbvios, mas servem para demonstrar algo importante: a preferência por escalas com menos acidentes.
Gráfico 5
Neste gráfico de pizza, podemos ver claramente a preferência de Haydn pelas tonalidades maiores. Assim como Mozart, ele também demonstra preferência pelas tonalidades maiores, porém em uma proporção menor.
Gráfico 6
Um gráfico simples para mostrar o número de Sinfonias por Tonalidade
Gráfico 7
No gráfico de radar é fácil visualizar a característica de preferência por tonalidades sem acidentes, ou próximas dessa armadura. O gráfico abaixo mostra um acúmulo na parte de cima (parte de poucos ou nenhum acidente na armadura). Já a parte de baixo (muitos sustenidos e/ou bemóis na armadura) tem uma diminuição significativa.
Gráfico 8
Mais um gráfico para encerrar, chamado de gráfico de temperatura, ou de calor.