Moralidade é a preocupação com o certo e o errado, o bem e o mal, a virtude e o vício. Ela é um julgamento acerca das atitudes humanas. O sujeito moralista, por exemplo, é aquele que está constantemente julgando o comportamento dos outros e proferindo suas sentenças. Se você cedeu o seu lugar no ônibus para um idoso, você é uma boa pessoa. Se você não cedeu, você não é uma boa pessoa. Basicamente é este tipo de raciocínio que pode ser chamado de julgamento moral, ou seja, julgar se uma atitude é boa ou ruim, em comparação a outra atitude. A Filosofia Moral, ou Ética, é uma parte da Filosofia, assim como a Lógica, ou a Estética, que tem por objeto de estudo a moralidade, ou simplesmente, moral.
Diferença entre Ética e moral, dentro da Filosofia
É importante começar fazendo essa distinção entre moral e ética para um entendimento claro. A moral é a coisa estudada, enquanto a ética é o estudo em si. A moral é o objeto de estudo da ética.
Ética e Filosofia Moral: semelhanças e diferenças.
Outro detalhe importante é que a ética não é mais somente um ramo da Filosofia, como era antigamente. Hoje, estudamos a ética dentro de um contexto filosófico, e também como uma ciência própria, com suas próprias regras e subdivisões.
A Filosofia Moral, portanto, é a parte da filosofia que estuda a moral. São os questionamentos morais gerais, as comparações, as especulações. Isso dentro de um âmbito de se buscar uma resposta ao que é certo e o que é errado, bom e ruim.
Depois de definir moral e ética e identificar as diferenças entre os termos, é bom também fazer a mesma coisa com Filosofia Moral e Ética. Isso porque muitas vezes se tem a ideia de que moral e ética são a mesma coisa, mas não são. Da mesma forma, costuma-se falar em Filosofia Moral e Ética como se fossem a mesma coisa, mas não são. Para definir correta e precisamente o que é o que, devemos colocar que Ética é um estudo próprio, que pode ou não estar ligado à Filosofia. Por outro lado, Filosofia Moral, como o nome já diz, é um ramo da Filosofia.
Quando a Ética não está envolvida com a Filosofia?
Pode ficar a seguinte dúvida: “Quando a Ética não está envolvida com a Filosofia?”. No caso de uma análise estatística do comportamento moral de um determinado grupo de pessoas, não existe um “filosofar” propriamente dito. O que existe neste caso são informações a respeito do comportamento apenas em nível quantitativo. Por exemplo, uma determinada pesquisa aponta que as pessoas do local X, na época Y, consideram correto comportamento A e B, mas incorreto o comportamento C e D. Esse é um estudo científico que pode ser classificado como um estuda da Ética. Se realmente é certo ou errado o comportamento A, B, C, ou D, é um julgamento moral que pode ser escopo tanto da Filosofia Moral quanto da Ética.
Em suma, a Filosofia Moral é estritamente Filosofia, enquanto a Ética pode ser Filosofia, ou Ciência. Em todo caso, Ética sem Filosofia é a parcela mais superficial do estudo dos costumes. Poderia se dizer até que Ética enquanto mera análise fria da moral, sem questionamentos morais, sem julgamentos morais, e sem atribuição de valores aos comportamentos humanos, é uma estudo da moral sem moral, um estudo que apenas observa de longe algo que desconhece.
Pingback: A natureza de Deus - AudioFilo
Pingback: Ética como objeto de estudo independente - AudioFilo
Pingback: Ser correto de acordo com as situações e as pessoas - AudioFilo