ateísmo

Ateísmo2 minutos de leitura

Seja qual for a sua religião, a sua crença, ou o seu nível de ceticismo, não existe nada neste ou noutro mundo que obrigue alguém a acreditar, ou desacreditar, em deus A, B, ou C. E ainda, pessoas de uma mesma religião veem Deus de formas diferentes. Dois céticos não desacreditam na mesma coisa de forma igual. Ninguém é igual a ninguém. O ateísmo deve ser um direito fundamental para qualquer ser humano. O direito de não crer.

Podem até existir leis que defendam o direito à crença, ou à diversidade religiosa. Porém sabemos que, na prática, a história é bem diferente. E dentro dessa busca por respeito de cada religião, vejo pouco ou nada de busca por respeito a quem não tem religião. As pessoas que defendem as suas crenças religiosas não se importam com quem não tem nenhuma. Aliás, o ateu, ateia, ou ateísta, são vistos com maus olhos por todas as religiões.

É evidente que religião e crença não definem caráter. Bater nesta tecla e usar diversos argumentos lógicos para justificar isso nunca basta. As pessoas continuam voltando sempre ao mesmo ponto, o de que o ateísmo é errado. Porque tanta luta contra o ateísmo?

Ateu, graças a Deus!

Antes de mais nada, eu não sou ateu. Mas compartilho algo fundamental com todos os ateístas: eu não tenho religião. Se eu quisesse somente defender a minha bandeira, estaria esbravejando pelo meu direito de não ter religião. Mas não é isso que eu desejo com esse texto. Pessoas sem religião, mas com alguma crença, são menos menosprezados do que os ateístas. Pelo menos por essas pessoas que enchem a boca pra falar de Deus, enquanto o coração está transbordando de vontade de queimar uns hereges na fogueira.

O fato é que o ateísmo e os ateístas são massacrados pelos religiosos. E se “a sua religião não faz de você alguém melhor, ou ela é inútil, ou você é”. Boto a citação entre aspas para explicitar que não estou falando de você especificamente. Faço isso porque essa é a maneira mais simples e direta de expressar esta ideia. É mais eficaz do que ficar pisando em ovos com medo de ofender os(as) melindrosos(as), e escrever uma coisa que não fica clara.

Deixe um comentário

Rolar para cima