Neste artigo fiz uma análise das tonalidades das sonatas para piano de Beethoven. Bem como no artigo sobre as tonalidades das sinfonias de Mozart e do outro sobre as de Haydn. De acordo com o que já foi colocado nesses dois artigos, as obras de Mozart temos a catalogação com o prefixo “K”, ou “KV” e, em Haydn, temos o prefixo “Hob”. Porém, em Beethoven, temos a numeração por “Opus” e as que não estão numeradas por opus (“obra” em latim), recebem a catalogação WoO (Werke ohne Opuszahl – trabalhos sem numeração de opus). Por fim, todas as sonatas para piano dele estão numeradas por Opus.
O que você verá neste artigo
- Gráfico 1
- Gráfico 2
- Gráfico 3
- Gráfico 4
- Gráfico 5
- Gráfico 6
- Gráfico 7
Gráfico 1
Neste primeiro gráfico temos as tonalidades das 32 sonatas para piano de Beethoven. No eixo X está indicada a armadura correspondente à tonalidade da sonata em questão. Já no eixo Y está indicado o número da sonata. A linha do meio (Escala Natural) — indicada em azul e pontilhada — é a armadura de Dó maior / Lá menor, que não possui sustenidos ou bemóis. Acima estão as armaduras sustenizadas (G, D, A, etc.), e abaixo estão as armaduras bemolizadas (F, Bb, Eb, etc.). À direita e acima temos uma legenda onde podemos ver quando determinada tonalidade é maior ou menor. As tonalidades maiores estão em preto e as menores em vermelho.
Gráfico 2
Um gráfico simples para mostrar o número de Sonatas por Tonalidade.
Gráfico 3
No terceiro gráfico, temos uma porcentagem de cada tonalidade de todas as sonatas para piano de Beethoven.
Gráfico 4
No gráfico 4 temos a armadura das tonalidades apresentadas no gráfico 3.
Gráfico 5
O gráfico 5 é derivado do 4. Ele também demonstra a porcentagem das armaduras de cada sonata, mas não de cada tonalidade. Isto é, tonalidades como Cm e Eb, que possuem a mesma armadura, foram juntadas.
Gráfico 6
Neste gráfico, temos a porcentagem das escalas bemolizadas, sustenizadas e naturais; utilizadas por Beethoven em suas sonatas para piano. Enquanto as sinfonias de Mozart e de Haydn possuem a maioria delas em tonalidades sustenizadas (48,78% e 45,1%, respectivamente), as sonatas para piano de Beethoven, por outro lado, são compostas, em sua maioria, por escalas bemolizadas.
Gráfico 7
No gráfico 7, podemos acompanhar a porcentagem de escalas maiores e menores nas sonatas de Beethoven. Em comparação às sinfonias de Haydn e Mozart, há uma mudança significativa, pois em Mozart temos apenas 4,88% de sinfonias em escalas menores e, em Haydn um pouco mais, 10,58%. Em contrapartida, mais de 1/4 das sonatas de Beethoven estão em tonalidade menor. Apesar da maioria ainda estar em tonalidade maior, é uma mudança significativa, com quase três vezes a porcentagem de Haydn, e quase seis vezes a de Mozart.
Nesse detalhe é possível compreender um pouco melhor o porquê da música de Beethoven ser, no geral, mais densa e dramática do que a de Mozart e Haydn.