Bixo da Seda – 1976 – Estação Elétrica2 minutos de leitura

Na minha seleção pessoal, este é um dos melhores discos brasileiros de todos os tempos. Acima de tudo, a música brasileira é muito variada e recheada de músicos e musicistas bastante talentosos. Então eu trago aqui a minha opinião. Existem outros discos da música brasileira que gosto muito também, mas isso é assunto para outro post. Sem mais delongas, vamos à Estação Elétrica.

Bixo da Seda? Mas que banda é essa?

Tudo começou em 1967, quando Fughetti Luz (vocal), Mimi Lessa (guitarra), Marcos Lessa (guitarra), Wilmar Ignácio Seade Santana (baixo) e Edson Espíndola (bateria), formaram a banda de rock Liverpool, em Porto Alegre. Em princípio, tocavam covers de sucessos do rock da época, como Beatles e Rolling Stones, em bailes.

Cronologia

  • 1969: como Liverpool, gravam seu disco de estreia Por Favor Sucesso, tendo sido comparado à Mutantes e se tornado um clássico cult.
  • 1970: fazem a trilha sonora de Marcelo Zona Sul.
  • 1971: com o nome Liverpool Sound, lançam um compacto pelo selo Polydor, com “Hei Menina” e “Fale”.
  • 1972: a banda se desfaz.
  • 1975: mudam-se para o Rio de Janeiro, três integrantes saem, e entra Renato Ladeira, ex-integrante de A Bolha.
  • 1976: lançam seu primeiro disco.

Por que esse disco?

Estação Elétrica, de 1976, abre com um instrumental muito bem trabalhado, “Vênus”, que lembra Focus e Camel. Só pela primeira música, uma abertura primorosa para um grande disco, já vale a pena escutar. Ao longo do disco temos um vocal empolgado, um rock n’ roll elaborado e bem tocado com, além do tradicional batera-baixo-guita, teclados, gaita de boca e vocais de apoio que combinam muito bem com o estilo da banda.

É um disco de rock, não há dúvida, com todo o clima característico do rock clássico. As influências do disco giram em torno do rock progressivo, como as já citadas Focus e Camel, mas também Mutantes, O Som Nosso de Cada Dia e Casa das Máquinas. Apesar dessas referências de bandas similares serem consideradas muito como parte do universo do progressivo setentista, a sonoridade do Bixo da Seda em Estação Elétrica também lembra bandas com uma sonoridade mais rock n’ roll clássico, como Bad Company e Budgie.

Deixe um comentário

Rolar para cima