simplicidade

Simplicidade4 minutos de leitura

A vida é cheia de limites, compromissos, percalços e tantas outras coisas que nos afastam da simplicidade que, paradoxalmente, ser simples, muitas vezes, é complicado. Quem nunca se pegou pensando em como seria bom apenas parar e contemplar algo qualquer, como um pôr do sol? Horários para cumprir, contas a pagar, coisas a fazer, cuidar da casa, estudar, trabalhar; tudo nos empurra a um estresse cada vez maior. Em meio a engarrafamentos de carros e pessoas viciadas em celular, quem deseja uma alternativa a essa insanidade compulsiva e repulsiva percebe que sair deste círculo vicioso é um privilégio. Infelizmente muita gente simplesmente pensa que não pode se dar ao luxo de parar e contemplar a vida, por causa de seus compromissos e contas a pagar.

O Preço que se Paga

Quando tudo o que fazemos é vivermos estressados correndo atrás da máquina, nem percebemos que precisamos parar e olhar para dentro. Aliás, tudo à nossa volta é barulhento, colorido, chamativo de alguma forma. E este mundo de superexcitação dos sentidos serve muito bem ao propósito de impedir com que voltemos o olhar para nosso próprio eu. Perdemos a liberdade e a capacidade de viver em paz e o que ganhamos é a futilidade que a supervalorização das aparências traz como consequência.

Não basta pagar as contas, comprar um carro, uma casa, viajar nas férias; tem que estar na moda, na crista da onda. Essa felicidade fugidia prometida pelo modo de vida a que estamos submetidos acaba antes de começar. Fica para trás o acordar cedo, tomar um mate e dedilhar um violão. Chega para ficar o smartfone, a selfie, o air-fryer, o GPS, o cancelamento, o bife impresso em 3D, a Realidade Virtual e o chip subcutâneo.

Hi-tech & Lo-fi

Se por um lado a tecnologia traz uma melhoria de vida inquestionável, por outro ainda não aprendemos a usufruir dela sem deixar com que a nossa vida perca a qualidade. É claro que a tecnologia não é a culpada, mas sim a forma como lidamos com ela. Da mesma forma, não é apenas a tecnologia que nos afasta de uma vida mais simples. A própria noção de valores que alimentamos a séculos, onde as pessoas desejam status, dinheiro e poder; faz com que a simplicidade se perca facilmente. A tecnologia apenas dá uma mãozinha.

Simplicidade é não perder tempo com coisas vãs

Tudo que fizemos (enquanto humanidade) para conseguir atingir o estágio em que nos encontramos, e tudo que ainda fazemos para manter nosso estilo de vida, carregam a dúvida de estarmos no caminho certo, ou não. Não existe vantagem em viver nessa correria 24/7. Nos mantemos ocupados constantemente com inúmeras coisas, apenas para nos mantermos ocupados, num ato inútil e vazio. O ser humano acorda, trabalha e dorme tal qual uma vaca acorda, pasta, caga e dorme. Nosso estilo de vida transformou nossa existência em algo banal e sem significado.

Toda a loucura da sociedade do século XXI pode ser medida em função da separação entre as pessoas e a natureza humana, que é social, emocional, racional e espiritual.

A importância de se preservar a Simplicidade

Estamos adoecendo, ficando cada dia mais ansiosos, estressados, dormindo cada vez pior. Nossas relações humanas estão cada mais distantes, fúteis e frias. Não é preciso abandonar o conforto do mundo moderno e ir morar numa caverna como um ermitão para ter alguma simplicidade saudável na vida. Mas precisamos abandonar esses hábitos perniciosos que nada trazem de bom e viver com um pouco mais de leveza.

Deixe um comentário

Rolar para cima