Formação de acordes - Acorde de Dó maior no violão.

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Às vezes se fala “Ré”, por exemplo, e fica meio confuso se esse Ré é uma nota, ou um acorde. Isso acontece mais quando se está começando a tocar, mas também acontece com músicos experientes. É um jeito de falar comum que gera uma dúvida comum. A gente poderia especificar, dizendo “Ré maior”, mas a lei do menor esforço é mais forte. Entenda o básico sobre formação de acordes, neste post.

Formação de acordes
Acordes maiores e menores no violão

Se você já estudou mais a fundo os acordes, talvez não precise desse post. Isso porque estou escrevendo, agora, algo mais básico, voltado para iniciantes. Isso que se chama de acorde, que leva a designação maior, menor, diminuto, com sétima, etc, é uma coisa bem fácil de se conceituar. Acorde nada mais é do que a junção de três, ou mais, notas. Se você quer aprender mais a respeito, acompanhe este texto sobre a formação de acordes, e entenda o bê-á-bá da coisa.

Acordes tercianos

Por acordes tercianos podemos entender os acordes normais, digamos assim, que são os acordes formados por sobreposição de terças. Pode parecer óbvio e até desnecessário explicar até isso, mas existem outros tipos de acordes, além dos tercianos. Então antes de entrar na formação dos acordes, a primeira coisa deve ser isso.

Somente a título de curiosidade, existem ainda os acordes quartais, que são formados por sobreposição de quartas.

Também é possível falar em termos de harmonia terciana e harmonia quartal.


O que é sobreposição de terças?
Vamos pegar os intervalos contidos dentro de uma oitava, na escala maior. T – 2M – 3M – 4J – 5J – 6M – 7M – 8J. Se contarmos as notas de três em três, teremos, T – 3M – 5J – 7M. Essas são as notas do acorde maior com sétima maior. Quando o acorde é formado assim, de três em três notas da escala, é o que se chama de acorde terciano.

Formação de acordes na Tonalidade de Dó maior

Dentro da Tonalidade de Dó maior, usando-se a escala primitiva, temos as seguintes notas: C, D, E, F, G, A, B, C. Usando a lógica que expliquei anteriormente, a dos acordes tercianos, é possível formar 7 acordes. São eles:

Tríades

  • C = C, E, G.
  • Dm = D, F, A.
  • Em = E, G, B.
  • F = F, A, C.
  • G = G, B, D.
  • Am = A, C, E.
  • B dim = B, D, F.

O que é Tríade?
Tríade é simplesmente um acorde formado por três notas. É o tipo de acorde mais comum. Outro tipo de acorde muito comum é a Tétrade, acorde formado por quatro notas.

O que é escala primitiva?
A escala primitiva é a escala, maior ou menor, da qual derivam as escalas harmônicas e melódicas. Ela também é chamada frequentemente de ESCALA NATURAL, mas este é um termo inadequado. Quando se fala em escala natural, isso remete diretamente à escala de C, ou Am, pois estas escalas não possuem acidentes em suas armaduras. Escala natural, portanto, a rigor, é somente a escala de C, Am, ou outra que não possua nenhuma nota sustenizada ou bemolizada. Quando queremos nos referir a primeira escala maior e menor, que derivam dos modos gregos, devemos usar o termo PRIMITIVA, para não confundir.

Tétrades

  • C7M = C, E, G, B.
  • Dm7 = D, F, A, C.
  • Em7 = E, G, B, D.
  • F7M = F, A, C, E.
  • G7 = G, B, D, F.
  • Am7 = A, C, E, G.
  • B meio diminuto = B, D, F, A.

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